terça-feira , 19 setembro 2017
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Geral / Site ajuda a escolher faculdade com base na nota do Enem

Site ajuda a escolher faculdade com base na nota do Enem

Com dados do Sisu de 2014, ferramenta simula opções de carreiras para estudantes que vão concorrer a vagas em universidades.
O site Ecaderno lançou nesta semana uma ferramenta que ajuda estudantes a escolher cursos de ensino superior a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O simulador utiliza notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do ano passado para mostrar quais opções de carreira o participante do Enem pode buscar nas instituições públicas.
Segundo os organizadores, o site é apenas uma simulação e pode não ser considerada precisa, uma vez que o cálculo da nota de corte das universidades será divulgado após a abertura das inscrições no Sisu, marcada para hoje, dia 19.
Funciona como uma régua para que o estudante possa pensar nas possibilidades de curso.
O objetivo não é criar ‘falsas esperanças ou desencorajar’ os candidatos ao ensino superior. “A ferramenta serve para ajudar na preparação, mas é imprescindível que o estudante consulte do Sisu e verifique suas oportunidades reais, por a nota de corte pode subir ou descer – ou seja, sempre há uma chance de ele conseguir a vaga que deseja.”
Para consultar o simulador, o participante do Enem deve fazer um cadastro gratuito e, em seguida, informar as notas obtidas nas quatro provas objetivas (linguagens, ciência da natureza, ciências humanas e matemática) e na redação. Além disso, deve escolher se vai concorrer a vagas pelo sistema de cotas ou ampla concorrência. Com a nota média, o site vai mostrar os cursos e as instituições de ensino onde é possível ingressar com a nota obtida no exame.
É possível ainda filtrar o resultado por cidade, curso e turno de aulas.

Notas de corte
A nota de corte dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições públicas via Sisu é calculada a partir do número de inscritos em cada vaga. Se a procura é maior para o curso de medicina, por exemplo, a nota de corte tende a subir. O mesmo em casos de cursos com baixa procura, que tendem a exigir notas de corte mais baixas.
Você pode fazer uma simulação utilizando a nota mínima e a nota média dos estudantes brasileiros do Enem 2014, divulgadas pelo Ministério da Educação. Com pontuação mínima, cerca de 356 pontos, o participante não teria nenhuma opção de curso para concorrer. Com a nota média 566 pontos, por exemplo, aparecem quinze opções de cursos, entre eles pedagogia, letras e ciências biológicas.
O Sisu receberá inscrições entre os dias 19 e 22 deste mês. Durante esse período, a nota de corte dos cursos pode variar porque é possível que o estudante mude de opinião e selecione outro curso. A escolha final deve ser feita até às 23h59 do último dia de inscrição.
Este ano, o MEC oferece 205.514 vagas em 128 instituições públicas de educação superior, sendo 59 delas universidades federais. Ao todo, serão 5.631 opções de cursos.
É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição.

1. Sisu
O Enem é requisito básico para disputar uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia.
Este ano, são ofertadas 205.514 vagas em 128 instituições públicas, sendo 59 delas universidades federais. Ao todo, serão 5.631 opções de cursos. As inscrições começam no dia 19 e terminam dia 22 de janeiro.
A nota mínima para conseguir uma vaga depende das opções de curso de cada estudante. Para participar, o candidato não pode ter tirado nota zero na redação.

2. Prouni
Todos os alunos interessados em concorrer a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda, são obrigados a realizar o Enem. Mas não basta fazer a prova, é preciso obter no mínimo 450 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação). Quem quer brigar pela vaga não pode tirar nota zero em redação.
Este ano, o Prouni receberá inscrições a partir do dia 26 de janeiro. O Ministério da Educação oferece bolsas integrais e parciais (50%), de acordo com a renda familiar do estudante.

Foto 5

Simulador mostra a estudantes opções de cursos a partir da nota do Enem 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*