Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A Política é a ciência da governança de um município, de um estado ou de uma nação, também é muito bem definida como uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
No ano de 2020, no dia 4 de outubro, teremos as eleições municipais em todos os municípios brasileiros, mais de 5.700, quando serão exercitados, pela imensa maioria dos candidatos a arte da negociação para convencer outras lideranças e eleitores de que está preparado para o exercício do cargo de prefeito – a Ciência da Governança.
Faltam, referenciando este dia 19 de julho, 443 dias para esse grande momento e os pré-candidatos a prefeitos e vereadores desde agora praticam, principalmente a arte de negociação para compatibilizar interesses.
Os eleitores do Estado do Amapá, com os seus 16 municípios, elegerão, no dia 4 de outubro de 2020, os 16 prefeitos e os 16 vice-prefeitos, podendo ainda, se a eleição no município de Macapá for para o segundo turno, apenas nesse município a definição acontece, nesse caso, no dia 25 de outubro de 2020.
A política está associada àquilo que é público e que se refere ao bem comum de todas as pessoas. Vê-se que é um conceito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público e ao bem do cidadão.
O candidato precisa ter esse conhecimento mínimo ou, pelo menos, a noção do que significa “aquilo que é público” e estar atento a tudo o que é ligado ao “bem comum de todas as pessoas”, respeitando o espaço público e ao bem do cidadão, questões que estão perfeitamente titulados na Constituição Federal.
O candidato também precisa estar atento ao sistema político vigente, pois, se não entender, com relativa profundidade, o processo político certamente terá dificuldade pra liderar equipes, orientar os gastos e entender o que quer a população.
A política também tem um significado mais abrangente e pode significar um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição ou forma de relacionamento entre diversas pessoas para atingir um objetivo comum. Mais um item que precisa estar no currículo dos pré-candidatos e que precisa tornar visível para o eleitor. Quando mais conhecimento desses pontos o pré-candidato demonstrar, mais próximo do sucesso estará nas eleições de 2020.